Impulso x Domínio Próprio (Temperança)

Posted on 28/08/2012

0


Resumo da 32ª. Reunião com adolescentes e pré-adolescentes –  26/08/12

Nossa  Leitura Bíblica foi : II Samuel  13 –

Esta passagem bíblica relata um episódio típico de uma atitude extremamente condenável, tomada por alguém movido por instintos sensuais  totalmente fora de controle.

Amnon, filho de Davi, é tomado de paixão por sua meio-irmã, a bela jovem Tamar e movido por seus impulsos, sem refletir sobre o mal que carregava em seu coração, nem no mal que causaria à Tamar, pôs em prática um plano diabólico arquitetado por seu “amigo” Jonadabe.

Jonadabe, que já havia percebido que Amnon andava abatido, por alimentar seus impulsos sensuais descontrolados, sugeriu à Amnon que se fingisse doente e pedisse ao Rei Davi que enviasse  Tamar à sua casa para preparar-lhe bolos, pois,  como estava sem apetite, comeria  da comida preparada por ela. O Rei, sem desconfiar de nada, mandou Tamar ir servir a seu meio-irmão Amnon.

Amnon, aproveitando-se da pureza e ingenuidade de Tamar, fez com que ela entrasse em seus aposentos e tomou-a a força. Depois de haver satisfeito seu descontrolado instinto sexual, foi então tomado de ódio por Tamar e expulsou-a de sua casa.

Tamar foi embora desonrada, envergonhada e angustiada.

Deste texto extraímos várias lições:

1)Jonadabe não era realmente amigo de Amnon, pois o incentivou a praticar algo condenável, já naqueles dias: estupro e incesto;

2) Qualquer pessoa que se deixa dominar por seus instintos e impulsos, a ponto de perder a noção do certo e do errado, fará coisas prejudiciais a si e ao próximo, além de desobedecer a vontade de Deus;

3) Assim como a conseqüência da loucura cometida por Amnon foi o ódio e desprezo por Tamar, relacionamentos iniciados de maneira desordenada, baseados na paixão apenas, jamais resultarão em amor verdadeiro e duradouro, e levarão sempre ao sofrimento.

Vimos o significado da palavra TEMPERANÇA:

1)Hábito de moderar os apetites sensuais, os desejos, as paixões; 2) moderação.

Lemos a seguinte passagem da Mens. A Personificação do Cristianismo: Pf. 114: O coração novo de Deus que Ele coloca em você, está bem no centro. Este é o seu – o seu impulso, de onde você – você…  seu – suas emoções saem. E o novo espírito se posiciona bem no centro do novo coração. E o Espírito de Deus, o Espírito Santo, se centraliza bem no meio do seu  novo espírito. E, dali, Ele controla sua emoção. – (ISTO É TEMPERANÇA)

Em seguida, estudamos o significado de INSTINTO:

  1.  Impulso espontâneo independente de      reflexão.
  2.  Tendência, aptidão inata (inerente desde      o nascimento).

Dividem-se em dois grupos principais, segundo Freud (Pai da Psicanálise):

1)os ligados à sobrevivência e à propagação, de “instintos da vida” (fome, sede, sexo);

2)os ligados aos impulsos de destruição, chamados “instintos da morte”: (agressividade)

Conforme a Psicanálise freudiana, o instinto inconsciente serve para impulsionar o organismo, e se constituí em energia psíquica Essas forças psíquicas muitas vezes entram em conflito com outros sistemas do ser humano e que tem por função exercer controle consciente: a censura, causando o aparecimento de angústia.

 E comparamos com o significado de  IMPULSO:

1)Ato de impelir.; 2)Força que provoca o movimento de um corpo.; 3)Movimento que essa força comunica; 4) Necessidade imperiosa, muitas vezes irresistível, que pode levar à prática de atos descontrolados ou irrefletidos.

Há impulsos primários (básicos) Os primários estão ligados ao processo fisiológico e sua redução ou eliminação é necessária para a sobrevivência.:fome, a sede, a respiração, o sexo (alguns psicólogos, porém, não incluem o sexo como impulso realmente básico para a sobrevivência).
e secundários (adquiridos). São derivados dos básicos, ou adquiridos durante a vida e a aprendizagem que nela ocorre. Ex: o medo é em geral aprendido, pois ficou provado que as crianças não sentem medo como os adultos. São as sugestões de reação frente à situação tida como perigosa, ou a adoção de padrões seguidos por outras pessoas, que provocam a maior parte dos tipos de medo. Alguns dos impulsos secundários derivam dos primários,como se agíssemos automaticamente ou antecipadamente, o que provoca um às vezes quase desconhecimento do impulso primário respectivo: Ex.: na hora certa, vamos tomar nossa refeição, evitando portanto o surgimento da fome.

Lemos a seguinte passagem bíblica: SALMO 32:9 “Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti.”

Com isto, vimos que, do ponto de vista natural, é possível “educar os instintos”, porém, para mantê-los definitivamente sob controle, precisamos de Deus em nossa vida.

Aprendemos que, do ponto de vista psiquiátrico, o descontrole dos impulsos naturais é considerado DOENÇA denominada TRANSTORNOS DO CONTROLE DOS IMPULSOS .              

A característica essencial dos Transtornos de Controle dos Impulsos é o fracasso em resistir a um impulso ou tentação de executar um ato perigoso para a própria pessoa ou para outros.

Na maioria desses transtornos, o indivíduo sente uma crescente tensão ou excitação antes de cometer o ato. Após cometê-lo, pode ou não haver arrependimento, auto-recriminação ou culpa. Ex. Amnon

Os transtornos mais conhecidos são:

a) O Transtorno Explosivo Intermitente é caracterizado por episódios distintos de fracasso em resistir a impulsos agressivos, resultando em sérias agressões ou destruição de propriedades.

Ex.: Matador no cinema

b) A Cleptomania caracteriza-se por um fracasso recorrente em resistir a impulsos de roubar objetos desnecessários para o uso pessoal ou em termos de valor monetário.
Ex.: Rabino Henry Sobbel (Figura ilustre, ex-representante da comunidade religiosa hebraica no Brasil, que foi detido por furtar gravatas numa loja nos E.U.A.

c) A Piromania é caracterizada por um padrão de comportamento incendiário por prazer, gratificação ou alívio de tensão.

Ex.: Nero (pôs fogo em Roma)

d)O Jogo Patológico caracteriza-se por um comportamento mal-adaptativo, recorrente e persistente, relacionado a jogos de azar e apostas.

e) A Tricotilomania caracteriza-se pelo ato de puxar de forma recorrente os próprios cabelos por prazer, gratificação ou alívio de tensão, acarretando uma perda capilar perceptível.

 Encerramos este estudo com a seguinte leitura bíblica : Provérbios 25:28: Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito”

 IDENTIFICANDO-NOS COM PERSONAGENS BÍBLICOS

Dividimos a sala em 11 grupos, conforme a identificação dos adolescentes com cada um dos personagens e pedimos a cada grupo para citar uma atitude em que cada personagem agiu, por impulso e outra atitude em que agiu com temperança.

 Tínhamos na sala, suspensos, 11 cartazes, com os nomes dos seguintes personagens:

 1-Abraão; 2-Davi; 3-Jó; 4-Jonas; 5-José (noivo de Maria); 6-Maria;  7-Moisés; 8-Noé; 9-Paulo;

10-Pedro; 11-Sansão

Concluímos que a bíblia relata que, cada  um desses personagens bíblicos, em algum momento  agiram por instinto ou impulso, pois eram humanos, mas, que, após uma experiência com Deus, passaram a agir com temperança.

Assistimos  o trecho do filma “A Paixão de Cristo”, que representa Jesus orando no Getsemani, onde sofreu tanto stress emocional, a ponto de suar sangue, o que nos mostra, de acordo com as escrituras, que Ele sofreu todas as tentações que sofremos, porque em Seu Espírito era Deus, mas Se fez humano em Seu corpo, para nos socorrer em nossas tentações, como lemos em:

Hebreus 2:16 Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.

17 Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.

18 Porque naquilo que Ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

 Vimos ainda um pequeno vídeo sobre uma LENDA SOBRE A PINTURA DE DA VINCI: “A SANTA CEIA”, cujo texto é o seguinte:

LENDA SOBRE  A SANTA CEIA ( Da Vinci)

Diz uma lenda referente a pintura da Santa Ceia ou última Santa Ceia de Jesus com Seus apóstolos.

Ao conceber este quadro, Leonardo da Vinci deparou-se com uma grande dificuldade: precisava pintar o bem, na imagem de Jesus, e o mal na figura deJudas, o amigo que resolvera traí-lo durante o jantar.

Interrompeu o trabalho no meio, até que conseguisse encontrar os modelos ideais.

Certo dia, enquanto assistia a um coral, viu em um dos rapazes a imagem perfeita de Cristo .

Convidou-o para o seu atelier, e reproduziu seus traços em estudos e esboços.

Passaram-se três anos.

A “Última Ceia” estava quase pronta, mas Da Vinci ainda não havia encontrado o modelo ideal de Judas.

O Cardeal responsável pela igreja, começou a pressioná-lo, exigindo que terminasse logo o mural.

Depois de muitos dias, procurando,o pintor finalmente encontrou um jovem prematuramente envelhecido, bêbado, esfarrapado,atirado na sarjeta.

Imediatamente pediu a seus assistentes que o levassem até a igreja.

Da Vinci copiava as linhas da impiedade, do pecado, do egoísmo, também delineadas na face do mendigo, que mal conseguia parar em pé.

Quando terminou, o jovem já um pouco refeito da bebedeira abriu os olhos e notou a pintura a sua frente.

E disse, numa mistura de espanto e tristeza:

- Eu já vi este quadro antes !

- Quando ? Perguntou, surpreso, Da Vinci.

Há três anos, antes de perder tudo o que tinha, numa época em que eu cantava num coro, tinha uma vida cheia de sonhos e um artista me convidou para posar como modelo para a face de Jesus.

“O bem e o mal podem ter a mesma face; tudo depende da época em que cruzam o caminho do ser humano”.

Então viva o dia de hoje, com toda a grandeza de um ser especial ! VOCÊ É FILHO DE DEUS!

 Para encerrar, fizemos a seguinte pergunta:

 EM QUE ÉPOCA (FASE) ME ENCONTRO ? COMO CONTROLAR MEUS IMPULSOS ?

 Mais uma vez, procuramos a resposta na Mensagem do Profeta, que é a Bíblia revelada:

Mens. A Estatura de Um Varão Perfeito – Parágrafo 74:

Em primeiro lugar, você tem que ser renascido, e logo terá fé e crerá na Palavra. Enquanto não houver renascido estará discutindo contra a Palavra; se unicamente é um simpatizante da religião e tem um pouco de sabedoria humana acerca de fazer o bem, nunca poderá estar de acordo com a Palavra de Deus; nunca o fará. Tem que ser renascido, e o novo nascimento produz fé.

Descobrimos que a maioria dos 43 adolescentes presentes são batizados em nome do Senhor Jesus Cristo, mas,  concluímos nesta Escolinha que o batismo, é o primeiro passo, muito importante, para caminharmos na presença de Deus, mas, é preciso dar os passos seguintes: novo nascimento e batismo com o Espírito Santo.

Só assim alcançaremos o controle total de nossos instintos e manifestaremos a temperança que havia em Cristo.

Mais uma vez, agradecemos a todos os que colaboraram para que mais esta reunião acontecesse, e, acima de tudo, agradecemos a Deus por colocar no coração de cada um dos presentes esse interesse pelas coisas de Deus.

Certamente cada um colherá bons frutos desse tempo dedicado ao Senhor, nestes dias de tanta incredulidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

About these ads
Posted in: Pequenas Aguias