Resumo da 19ª. Reunião com adolescentes e pré-adolescentes.
São Paulo, Domingo, 27/02/11
Esta Escolinha foi muito, muito especial, não só pela importância do tema para os adolescentes, mas pela grande participação de cada um. A freqüência foi a maior que já tivemos: normalmente temos 40 adolescentes e desta vez, tivemos 58 !!!
Tivemos várias leituras bíblicas e de mensagens:
-
– Provérbios 4:23: “Acima de tudo guarda o teu coração”
-
– Apocalipse 2:4 : “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor”
-
– Mensagem. “Religião de Jezabel” – pf. 75
-
– “Cristo é revelado em Sua própria palavra” – pf. 37
-
– II Cor. 6:14 : “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis”
-
– Lamentações 3: 27, 28 : “Suportar o jugo da mocidade”
Cada um dos participantes recebeu uma fichinha com um número, e alguns números foram sorteados, para fazerem e tentarem responder as seguintes perguntas:
-
1) O que é o namoro ?
-
2) Para que namorar ?
-
3) Por que os adolescentes querem tanto namorar ?
-
4) A Bíblia menciona a palavra “namoro” ?
-
5) Qual a idade certa para namorar ?
-
6) Por quanto tempo se deve namorar uma pessoa ?
- 7) É possível amar como Jesus ama e namorar como o mundo namora ?
-
8) O namoro é a melhor forma para se conhecer uma pessoa ?
Primeiro, a menina sorteada perguntava a ao menino, na próxima, o menino sorteado perguntava à menina, e o assunto foi tão empolgante, que não tivemos tempo suficiente para dar oportunidade a todos os que queriam se manifestar… À medida em que as perguntas aconteciam, a ir. Lucilene e o ir. Ezequias Costa, à luz das mensagens, da bíblia e do texto “Amores Adolescentes”, da Psicóloga Clínica Ana Magalhães, iam respondendo às questões.
O ir. Ezequias Sena, nosso convidado especial, também falou um pouquinho com a Classe, sobre maturidade e preparo profissional. O objetivo foi deixar claro para os adolescentes que toda essa energia que começa a despertar nessa fase e esse interesse, ainda que precoce, pelos “assuntos do coração” são normais, do ponto de vista físico, emocional e psicológico, mas que Deus deve estar no controle desses sentimentos todos. Foi ensinado a eles que essa energia deve ser canalizada para as coisas próprias da idade em que eles estão: estudos, preparação para o futuro e, acima de tudo, que, para manter tudo isto sob o controle de Deus, é necessário ocupar-se com as coisas de Deus. Concluímos que o mais apropriado e saudável nesta idade é cultivar a amizade cristã entre meninos e meninas, pois esta é a orientação do Profeta e, afinal de contas, a amizade, e não o namoro fora de tempo, é a melhor maneira para conhecermos uns aos outros.
No encerramento, houve uma troca de presentes entre meninos e meninas, que se cumprimentaram assim: “É um prazer ter você como amigo (a)” !
Mais uma vez agradecemos a todos os que contribuíram para o êxito de mais uma Reunião de Adolescentes, e, acima de tudo, a Deus .
Posted on 28/02/2011
0