O prazer, a tecnologia e a ética; Quais os limites ?

Posted on 06/12/2011

0


Resumo da 27ª. Reunião com adolescentes e pré-adolescentes – Domingo, 27/11/11

 

 

A Leitura Bíblica oficia, feita pela Natanael,  foi : II Timóteo 3

1 Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos;

2 porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

3 sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

4 traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites (prazeres) do que amigos de Deus,

5 tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

Iniciamos falando um pouquinho sobre  A “Cultura do prazer”  , que nada mais é do que a busca incessante pelo prazer, de preferência do prazer imediato, o que tem levado , principalmente os jovens, às drogas e à criminalidade, porque essa prática não ensina RESPONSABILIDADE NEM LIMITES.

Vimos que as DROGAS são uma   maneira fácil  e rápida de se obter prazer  e que  a INTERNET, vicia como a droga, porque cria uma ilusão, levando às pessoas imediatamente a lugares distantes, trazendo um mundo sem limites para a realidade muitas vezes pobre de quem se utiliza dela.

Muitas pessoas tem “entrado em outra pele” e se transformado num ser idealizado, com outra idade, outro status, outro nível cultural, outra aparência, enfim, a Internet permite que qualquer um seja “o que quiser”, e engane outras pessoas e, o que talvez seja o pior : engane-se a si mesmo, perdendo o contato com sua própria identidade.

 Foi distribuída uma apostila aos adolescentes, elaborada com muito carinho, tratando sobre a ligação que há entre o prazer, a ética e a evolução da tecnologia.

Alguns adolescentes leram em voz alta trechos da apostila, que iam sendo comentados pela irmã Lucilene e pelo irmão Luiz.

O irmão Luiz falou um pouco sobre ´”ética” e concluímos que a ética é a educação de nossos sentidos, de nossa vontade, o que facilita a vida em sociedade.

Vimos que o próprio Senhor Jesus, como homem, passou por esse processo de adaptação à sociedade de seu tempo, pois a bíblia afirma que : “crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” (Leitura Bíblica : Lucas 2 – 40/52 – feita pelo Ir. Victor )

 Tivemos a Leitura da Mensagem: Cristo é Revelado em Sua Própria Palavra   ( pelo Natã)

“88   Uma família amiga minha lá em Kentucky acabou de ter um pequeno bebê que nasceu outro dia, e a mãe estava lá em cima quando estavam preparando nossa janta. Ela estava ajudando a outra irmã a cozinhar para um grupo de nossos homens que estavam caçando. Então o bebê começou a chorar, e eu estava conversando. Eu creio que a mãe sentiu-se um pouco acanhada, então ela correu e apanhou o nenê, e – e começou a – a alimentar o sujeitinho. Eu disse, “Sabe, isto é simplesmente a natureza” Vê? Agora, você não pode… Eles nunca encontraram nenhuma outra maneira melhor para um bebê conseguir o que ele deseja a não ser chorar por aquilo. Agora, você pode dar a ele um – um livro de éticas, e se assentar aqui e dizer, “Eu quero te ensinar teologia, filho. Agora, não saia berrando por aí como as outras crianças; você é diferente. Agora, quando você quiser ser alimentado, você toque este sininho aqui”. Isto simplesmente não dá certo. Não, isto não dá certo.”

 Vimos que hoje, fala-se muito em “ética”, porém, na prática, seu uso é muito pequeno, principalmente pela Mídia, que invade os lares, sem pedir licença, trazendo todo tipo de informação, sobre sexo, violência e tantas coisas, acabando com a inocência das crianças e dos adolescentes.

Nossa apostila estudou um pouquinho a origem dos estudos sobre crianças, ética e sobre a evolução dos meios de comunicação e trouxe as seguintes questões, para reflexão:

 1) É possível ter prazer com ética ?

2) Se a ética deve educar as formas de obtermos prazer, você acha que a tecnologia é utilizada com ética ?

 3) Se na adolescência começamos a responder por nós mesmos, porque temos tantos exemplos de adolescentes envolvidos com crimes e atos inconseqüentes ?

 Na mesma apostila, recordamos 2 noticias muito tristes:

 a)    Cinco jovens e um índio Pataxó.

5 jovens atearam fogo num índio pataxó, em Brasília, em 02/04/1997, levando-o a morte.

b)    Cinco jovens e uma empregada doméstica

 5 jovens assaltaram e espancaram violentamente uma empregada doméstica num ponto de ônibus no Rio de Janeiro, em 23/06/2007.

Perguntamos:

4) O que faltou para esses jovens criminosos ?

5) Que influência esse jovens receberam?

6) Os jovens estão felizes com a modernidade?

 Para concluir, o ir. Luiz fez a seguinte Leitura da Mensagem: A Igreja e Sua Condição

131 “Quando eu tiver que permanecer ali por mim mesmo, meu irmão se houver ido, meu pastor se houver ido, minha mãe se houver ido, meu papai se houver ido, minha esposa se houver ido, minhas crianças se houverem ido, Ó Deus, o que eu farei então, Senhor? O que eu farei então? E isso pode ser antes que o sol se ponha hoje a noite. Porém o que eu farei? O que eu posso fazer? Ó Cristo, eu permanecerei por Ti agora! Eu farei a minha escolha hoje. Eu cederei todos os meus comentários acerca de outras pessoas. Eu cederei todo o meu temperamento. Eu cederei todas as minhas diferenças. Eu cederei tudo. Tosquia- me, Senhor, tire tudo que eu tenho. Tu somente me tome, Senhor. Eu – eu – eu desejo permanecer em Teu lugar. Eu desejo ser tosquiado. Eu desejo que todo egoísmo, toda vaidade, toda indiferença,  tudo tirado de mim. Então eu desejo permanecer por Ti, assim como um cordeiro tosquiado, desejando renunciar a todos os prazeres do que eles chamam prazeres da vida, todas as danças, todas as festas, todas as velhas roupas vulgares, maquilagens, batom, unhas retocadas, toda esta indiferença que parece com o mundo. Tu disseste, ‘Nem mesmo atue como o mundo. Nem mesmo se associe com o mundo. Saia do meio deles!’ Ó Deus! Ajuda-me, Senhor. Tosquie-me hoje. Tome-me como um cordeiro e deixe- me estar emudecido, que não abra a minha boca, que não diga nada a respeito disto, que somente permaneça e seja tosquiado.”

Nesta  nossa última reunião do ano de 2011, a classe toda foi presenteada com: uma genda 2012 -e com o livro “Nunca desista de seus sonhos” (de Augusto Cury), amavelmente oferecido por nosso querido Pastor Adil.

Só nos reuniremos novamente em Janeiro, com o estudo da Mensagem: “A invasão dos Estados Unidos”, se o Senhor permitir.

Boa férias !

Este slideshow necessita de JavaScript.

Posted in: Pequenas Aguias