Tudo começa na mente.

Posted on 29/03/2012

0


Resumo da 29ª. Reunião com adolescentes e pré-adolescentes – 25/03/12

Baseado naMensagem “A Maior  Batalha Jamais Pelejada”

Neste mês de Março nossa Escolinha de Adolescentes e Pré Adolescentes está completando 03 anos e para comemorar, tivemos a exibição do DVD da 1ª. Escolinha, de 29/03/2009  e foi muito bom…

Vimos como alguns rostinhos já estão mudados, revimos alguns queridos que já não mais estão entre nós, como o saudoso Pt. José Berto, como a irmã Ivone, que mudou-se para Goiânia e também alguns adolescentes que deixaram de freqüentar a Escolinha, por motivo de mudança, por já estarem um pouco mais velhos, etc.

 

Fazendo uma breve recaptulação da última Escolinha, falamos um pouco sobre o porquê de falar mos sobre escolhas e alianças na Adolescência  e vimos que isto é necessário justamente porque   esta é a fase na qual responsabilidades começam a ser assumidas e muitas decisões devem ser tomadas, com relação a estudos, profissão, e principalmente sobre a FÉ.

Para isto, o ir. Luiz leu na MENSAGEM:  LIDERANÇA  os seguintes parágrafos:

 

153      Algumas vezes na vida temos que confrontar com a coisa exatamente como este jovem fez, porque você é um ser mortal e à você é dado o – à você é dado a oportunidade de escolha. Você tem uma escolha. Deus fez isto para que você pudesse escolher. Se Ele colocou Adão e Eva em livre arbítrio para que pudessem escolher, e então eles fizeram a escolha errada. E, vêem, Ele não pode fazer nada mais a você do que Ele fez a eles, Ele coloca em você a mesma coisa para que você escolha ou rejeite.

Você tem uma escolha. Vejamos algumas delas:

154      Você tem uma escolha, como um jovem, quer você tenha uma educação ou não. Você tem aquela escolha. Você quer ser “simplesmente não tê-Lo”, você pode simplesmente recusá-Lo.

155      Você tem uma escolha de sua conduta. Eu vou ferir só um pouquinho aqui. Vêem? Você pode sair e deixar seu cabelo crescer e ser um beatle ou algum destes ignorantes.

156      Ou vocês mulheres, vocês podem parecer um – um ser humano decente ou vocês podem ser uma dessas criaturas esquisitas que temos ali fora, os olhos azulados. E cortes de cabelos “cabeça d’água” e coisas, elas estão completamente contra a Palavra de Deus, que é absolutamente contrária; nem mesmo oferece… Não poderia oferecer uma oração para ser aceita. Esta é a Verdade. Exatamente certo. isto é o que a Bíblia diz.

157      Porém o que tem acontecido a você, igreja? Você tem visto muito televisão, muitas coisas do mundo, é muito fácil para sua velha natureza de Adão vaguear para aquilo, agir como o restante deles.

Para fazermos uma introdução  à Mensagem “A Maior Batalha Jamais Pelejada”, o ir. Victor Moraes leu o parágrafo 79 da Mensagem: A Palavra Falada é a Semente Original :

79        Agora, vamos voltar agora e subir novamente e descer para algo. Você recorda a respeito de que foi o culto do ultimo domingo? O Portão para a Alma. Você recorda? Agora, há um ventre no físico; há um ventre para o espírito. Você crê nisto? Há um ventre espiritual e um ventre físico. E a mente é o ventre para o espírito. Por que? Agora, recordem, eu lhes disse no último domingo e desenhei isto aqui para vocês. Há cinco sentidos pelos quais essa semente externa entra: visão, paladar, tato, olfato, e audição; cinco do lado de dentro: consciência, e – e assim por diante, cinco do lado de dentro. Agora, do lado da vida há somente um. Pois está nas bases de você ser um agente moral livre, para aceitar, ou recusar. Vêem?

Em seguida, o jovem  Natanael  leu  Efésios 6, 10/12 e em seguida leu e falou à classe sobre o Parágrafo 52 da Mensagem A Maior Batalha Jamais Pelejada:

52        Qualquer semente tem uma casca por fora; o de dentro é a polpa, (substancia carnuda – Trad.) e dentro da polpa está o gérmen de vida. Exatamente assim é como nós somos feitos: Somos corpo, alma e espírito. O de fora é o corpo, a casca; logo, dentro disso (a consciência etc.) está a alma, e dentro da alma está o espírito. E o espírito governa tudo o demais. Agora, quando você chegar à sua casa, sente-se e desenhe três círculos, e encontrará que o corpo tem cinco sentidos pelos quais faz contato, os quais são: a vista, o paladar, o tato, o olfato e a audição. Esses cinco sentidos governam o corpo humano. Dentro do corpo está o espírito, e este está controlado pela imaginação, a consciência, a memória, o raciocínio e os afetos. Eles controlam o espírito. Porém a alma tem um só sentido; qual é? A alma tem um sentido, o qual está dominado pela FÉ ou a DÚVIDA. Exatamente. Há uma só avenida que chega, e essa é o livre arbítrio. Você bem pode aceitar a dúvida ou a fé, qualquer que você deseje por em ação.

Com muita Graça de Deus, Natanael falou sobre as dificuldades do jovem cristão no mundo de hoje, mas enfatizou muito o poder de escolha que cada um tem dentro de si e a necessidade que os adolescentes têm de se manter nutrido da Palavra de Deus para vencer as tentações que se apresentam no dia-a-dia de cada um. Uma frase marcante foi a seguinte:

“O inferno está cheio de “crentes”, mas no céu não haverá nenhum incrédulo”.

Ficamos muito felizes com a participação do Natanael e damos graças por sua vida dedicada à Deus.

Em seguida, estudamos um pouquinho sobre a origem da Páscoa e foi distribuído um ovo de Páscoa para cada um dos presentes, juntamente com um texto sobre o significado da Páscoa, que se segue:

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA

A origem da comemoração da Páscoa antecede a época de Moisés, quando se celebrava a festa dos pastores nômades e passou a ser a festa anual dos hebreus, transformada em memorial de sua saída do Egito: (Êxodo 12:11)

Os cristãos celebram a Páscoa em memória da ressurreição de Jesus Cristo, que derramou Seu sangue expiador de nossos pecados, que era  representado pelo cordeiro que os hebreus sacrificavam, como sombra do verdadeiro sacrifício de Jesus, o Cordeiro de Deus.

Quanto aos “ovos de Páscoa” , têm sua origem na Mesopotâmia, representando o início da vida e nos países europeus, onde coloriam os ovos de vermelho, para simbolizar a alegria pela ressurreição de Cristo.

Com o passar dos anos os costumes foram se modificando: Na Inglaterra, os amigos colocavam mensagens e datas dentro dos ovos que davam uns aos outros.

Há quase 2 séculos os ovos passaram a ser feitos de doces, com pequenas miniaturas dentro, e uma janelinha em uma das extremidades, até chegarmos aos ovos de chocolate, hoje tão populares, das favelas às mansões.

Infelizmente, à medida que a comemoração da Páscoa foi se sofisticando, e crescendo comercialmente, seu verdadeiro significado foi sendo esquecido.

Temos muito o que agradecer a Deus, pois, apesar de vivermos uma era tão afetada pelo consumismo e pela superficialidade, temos em nossas mentes e corações, pela revelação da Palavra de Deus, o verdadeiro significado da Páscoa:

 

Mensagem: “A Acusação”

84          “Ali”, a organização mais religiosa, a maior de todas as igrejas se reuniu num lugar. “Eles”, a gente mais religiosa de todas as raças, o povo que supunha-se ser os verdadeiros adoradores de Deus. Eles se reuniram na festa santa mais grandiosa que eles tinham, a purificação da… a Páscoa, quando eles foram trazidos da escravidão à liberdade. E “ali” naquela ocasião, “eles” naquela ocasião, o povo mais religioso, na festa mais religiosa, no lugar mais religioso, trouxe sobre o Príncipe da Vida a mais vergonhosa coisa que podia ser feita, despir um Homem e pendurá-Lo no madeiro. Porque: “Maldito é aquele”, dizia a lei pela qual eles adoravam, “maldito é aquele que for pendurado no madeiro”. “E Ele foi feito uma maldição por nós”. Tirando Suas roupas, batendo Nele, e zombando Dele, o próprio Deus do Céu; tirando Suas roupas Dele, e O cravaram na cruz. Ele! “Ali eles O crucificaram”, sob o castigo capital romano.

 

Mensagem: “A crueldade do Pecado…”

82          E cada homem ou mulher que vai à igreja…Hoje eu estava pensando nas catedrais celebrando, e os sinos tocando, e assim sucessivamente, e o povo indo à igreja, e se aprontando, e as mulheres comprando seus chapéus de Páscoa, e assim por diante. A que isto tem chegado? Que coisa! Como não posso compreender o que um coelho tem a ver com a ressurreição, veja, (não, senhor) como que uma árvore de Natal tem alguma coisa a ver com o nascimento de Cristo. É paganismo amigos. Nós saímos do caminho em algum lugar. Isto é certo. Mas agora um verdadeiro homem ou uma mulher nascido de novo sabe, porque existe vida dentro de você, lhe diz que aquilo é errado. Isto está certo?

Mensagem: “A Obra Prima de Deus Identificada”

 

173        Eu estou identificado com Ele em Sua morte. Eu morri com Ele quando Ele morreu no Calvário, e ressuscitei na manhã da Páscoa com Ele, no poder de Sua ressurreição. Eu sou testemunha disto esta noite. Eu morri com Ele no Calvário, ressuscitei com Ele na Páscoa. Aleluia! Para ser parte Dele, eu tenho de estar identificado com Ele. Eu me identifiquei com Ele em Sua morte. Eu me identifiquei com Ele em Seu sofrimento. Eu me identifiquei com Ele quando as denominações O desprezaram. Eu me identifiquei com Ele quando O puseram a correr do templo, quando tentaram lançar, se livrar Dele. Eu estive com Ele ali. Eu estive com Ele em Sua morte, levantei-me com Ele na ressurreição.

Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. (I Coríntios 5:7)

Feliz Páscoa !

Este slideshow necessita de JavaScript.

Posted in: Pequenas Aguias