Etapas do nascimento e do aprendizado natural.

Posted on 06/11/2012

0


Resumo da 33ª. Reunião com adolescentes e pré-adolescentes

São Paulo, Domingo 30/09/12

Nossa  Leitura Bíblica: Eclesiastes 11– Façamos o que é bom no tempo oportuno

1 Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.

2 Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.

3 Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará.

4 Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.

5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.

6 Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas. (persistir no bem)

7 Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol.

8 Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.

9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.

10 Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade. (**)

(**) Significados da palavra VAIDADE: (1. qualidade do que é vão ilusório, instável ou pouco duradouro; 2.Desejo imoderado de atrair admiração ou homenagens; 3. coisa fútil ou insignificante; tolice)

1) O irmão Luis, que tem muita experiência como professor, tanto na Rede Pública quanto nas Escolas Particulares, falou conosco acerca da fase mais apropriada para o aprendizado escolar.

Contou-nos de experiências de ex alunos seus que, abandonaram os estudos na idade escolar e, alguns nunca mais voltaram a estudar e se tornaram adultos, sem nenhuma profissão, despreparados para o mercado de trabalho.

Outros, também desistentes, retomaram os estudos em idade mais adulta, mas tiveram muito mais dificuldade para aprender.

A conclusão é que o desenvolvimento humano deve respeitar as fases indicadas para cada atividade: brincar, estudar, trabalhar, etc.

2) A Irmã Patrícia, formada em enfermagem, atuando na área há vários anos, falou-nos a respeito das Etapas da Vida, Desde a Concepção.

Nos deu uma verdadeira aula sobre a função de cada célula e a época própria para sua divisão para a formação de cada um dos órgãos do corpo humano.

Falou-nos ainda sobre suas experiências em atender a parturientes adolescentes e as dificuldades e despreparo que elas apresentam para aceitar e cuidar do bebê assim que nascem.

Falou-nos da responsabilidade de cada membro de uma equipe de enfermagem, da

equipe médica e as conseqüências do despreparo de alguns profissionais.

A participação desses dois irmãos foi muito proveitosa para a fase em que os adolescentes se encontram, pois os fez refletir sobre as conseqüências do despreparo profissional, do despreparo para a maternidade, da paternidade e das responsabilidades ligadas a cada uma dessas coisas.

Após as participações lançamos a seguinte pergunta: Estamos permitindo que a vida tenha seu curso natural ou estamos “remando contra a maré ?

Tivemos a seguinte leitura:

– Mensagem: A Igreja e Sua Condição –

30 Agora, o cordeiro é um companheiro muito dócil. Ele não o faz, ele não pode ajudar a si mesmo. Ele não tem confiança em si mesmo, porque ele não pode ajudar a si mesmo. Aqui há algum tempo atrás eu estava indo por um pasto quando eu costumava patrulhar, e eu encontrei um cordeirinho, e todos o tinham deixado de alguma maneira, e ele estava todo ferido em cima de um pequeno punhado de arame farpado. E o pequeno e pobre companheiro estava deitado ali, sangrando e balindo. E eu cheguei perto e eu havia visto no caminho de cima por volta de meia milha (800 m. NT) acima, estava todo um rebanho de ovelhas. Agora, ele havia prostrado exatamente ali e os corvos haveriam picado logo nos seus olhos se nós não o tivéssemos tirado dali. Porém eu sem ferir o companheirinho, o peguei em meus braços. Ele nunca recusou. Ele se pôs bem quieto. Eu o peguei em meus braços. A primeira – a primeira vez, talvez, que um ser humano tivesse alguma vez posto suas mãos sobre ele, porém ele foi dócil. Ele estava desejando ser guiado. Ele estava desejando ser ajudado. Eu espero que você veja isto. Ele não estava desejando tentar resistir ou dar um coice, ou morder. Os cordeiros não dão coices, eles não mordem; eles somente se humilham a si mesmos. E este companheirinho, eu o apanhei e o pus ali com o restante das ovelhas. Nuns pouco minutos a sua mamãe o encontrou, quão feliz ele estava! Agora, quão típico isso é do Cordeiro de Deus!

31 Você sabe, onde eles vão matar ovelhas, vocês sabem o que guia a ovelha até ao cepo mortal, é um bode. Porém o bode guiará a ovelha exatamente até a rampa no matadouro, e então ao mesmo tempo que ele faz a ovelha subir a rampa, então ele pulará fora. Porém, oh, eles dizem, quando eles vão matar o bode, então ele levanta uma tempestade. Vê?

32 E essa é a maneira que o Diabo fará. Ele tentará guiar os filhos de Deus exatamente para dentro da sordidez, porém quando chega o tempo dele morrer, ele realmente levantará uma tempestade então. Essa é a maneira que o Diabo faz isto. E essa é a maneira algumas vezes, alguma mocinha de aparência bela ou algum rapazinho insolente com uma risadinha irônica, com uma carteira de cigarros ou uma garrafa de uísque, guiaria uma mocinha para o erro, um cordeiro, com a cria de alguém, fora para o erro. “Oh, está bem. Não há nada de modo algum nessa coisa santarrona de igreja.” Porém deixe a morte golpear esse velho amigo uma vez, você o ouvirá grunhindo, gritando por todo o país. E essa é a maneira que o Diabo faz isto.

33 Porém um cordeiro é tão dócil, que ele pode ser guiado. E essa é a razão pela qual Deus representou a Cristo como o Cordeiro, e a Ele Mesmo como a Pomba. E no dia que João batizou a Jesus no rio Jordão, um dos maiores eventos que alguma vez tinha tomado lugar, aconteceu exatamente ali. Note quão maravilhoso! O Cordeiro, o mais manso de todas as criaturas da terra, e a Pomba, a mais mansa de todas as aves do Céu. Agora, essa é a única maneira que eles podiam alguma vez ser unidos. Esta é a única maneira que a Pomba deveria alguma vez vir sobre o Cordeiro. Agora, quando a Pomba desceu, João viu a Jesus, e ele disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo.” E João disse: “Eu testifico, vi o Espírito de Deus como uma Pomba descendo, e repousando sobre Ele.” Aleluia! Aí está você. A Pomba e o Cordeiro unidos. Isso é quando Deus e o Homem se tornaram um. Isso é quando o Céu e a terra abraçaram um ao outro. Aleluia! Isso é quando Deus foi feito carne, trouxe isto, isso é quando Deus desceu na forma de Espírito, e foi feito um Homem e habitou entre nós. Isso é quando toda a Eternidade abraçou-se mutuamente. Isso é quando a raça humana caída do povo de Adão e Deus Jeová e todos os anjos vieram juntos, quando Deus e o homem foram feitos um, nesse grande memorial dia quando João batizou Jesus.

Os adolescentes receberam como  LIÇÃO DE CASA a incumbência de examinarem os seguintes parágrafos de Mensagens:

Mens. A Chave Para a Porta – pfs. 114  e 115

Mens. Comunhão – pf.56

Mens. Ele Cuida, e Você ? pf. 46

Após o estudo deverão responder à seguinte pergunta:

HÁ DIFERENÇA ENTRE: BATISMO NAS ÁGUAS / NOVO NASCIMENTO/  TER O ESPÍRITO SANTO ?

Deverão ainda examinar o seguinte:

Mens.: CRISTO É REVELADO EM SUA PRÓPRIA PALAVRA – pfs. 17 e 18

Mens.: ELE CUIDA, E VOCÊ ?

A partir destas duas referências estudaremos que:

TODOS TEMOS NOSSO PONTO FRACO

Esperamos nos reunir novamente no último domingo de Outubro e contamos com a colaboração dos pais no sentido de cobrarem dos adolescentes a Lição de Casa para a próxima reunião.

Posted in: Pequenas Aguias