A vida é mesmo feita de escolhas?

Posted on 06/01/2014

0


Resumo da 38ª. Reunião com adolescentes e pré-adolescentes em 15/09/13

Em quais situações uma pessoa pode dizer: “Eu não tive escolha” ?

 

Ilustração: A estória de Miguel

Miguel é um garoto que ama a Deus. Ele nasceu há 12 anos numa família muito pobre e é o mais velho de 4 irmãos. Seu pai está preso pq batia muito na mãe. Agora, Miguel ajuda a mãe vendendo limão na feira pela manhã e estuda à tarde. Ele está se preparando para realizar um sonho: trabalhar com traduções pois gosta muito de inglês.

Sobre quais situações na vida Miguel tem poder de escolher ?

 

(    ) A família em que nasceu                            ( x) Ajudar a mãe pela manhã

(    ) A condição social da família                      ( x ) Estudar à tarde

(    ) Quantos irmãos tem                                 ( x ) Amar a Deus

(    ) O pai ser preso                                        ( x  ) Ser tradutor e intérprete

Que outras escolhas Miguel poderia ter feito ?

 

( x  ) Revoltar-se com Deus                              ( x  ) Largar os estudos

( x ) Sair de casa                                              ( x   ) Começar a se drogar

Vimos que algumas situações NÃO dependem de nossa escolha e outras, DEPENDEM TOTALMENTE.

 

a)       Nossas escolhas definem nossa identidade ?

 

Definição de IDENTIDADE: é o conjunto de  características que distinguem uma pessoa da outra, tornando-a única. É tudo o que lhe é próprio. É soma de qualidades que lhe pertencem.

 

A Construção da IDENTIDADE:  sua identidade começa a ser construída no momento em que o espermatozoide de seu pai fecundou o óvulo de sua mãe. A partir daí, nunca mais sua identidade parou de ser construída.

Mensagem: Um em um milhão:  

53       Agora, quando esta grande coisa acontece, há um óvulo esperando por um esperma no meio daquele milhão. E não há ninguém que possa dizer qual será o esperma, ou qual óvulo será. Se você observasse, o nascimento natural é mais mistério do que o … o nascimento virginal, porque neste esperma, há um ali que está predestinado a viver e o restante deles morrerá. E não é o primeiro que encontra; é o primeiro que chega junto com o óvulo. Talvez o óvulo possa se levantar detrás do esperma, ou no meio do esperma; o esperma pode fazer o mesmo, o óvulo. O esperma entra no óvulo, e a pequena cauda dele cai e ali começa a espinha. Há somente um em toda aquela carga de um milhão, que fará isto, somente um; e isto é determinado através de uma força desconhecida ao homem. Embora sejam todos eles parecidos, todos aqueles espermas são parecidos. A mesma coisa é com os animais. O mesmo é com o homem. Isto determina se será menino, menina, cabelo vermelho, cabelo preto, seja o que for. Isto é determinado por Deus. Todos parecem o mesmo, naturalmente, mas há um ali que foi ordenado à vida; um em um milhão, embora todos eles se pareçam.

 

 

 

FATOR DETERMINANTE:

 

. Espermatozóide “Y” fecunda o óvulo “X” = XY = embrião do sexo masculino (M)

. Espermatozóide “X” fecunda óvulo “X” = “XX” = embrião do século feminino (F)

 

Concluimos que há fatores que SÃO DETERMINANTES na formação de nossa identidade, E INDEPENDEM DE NOSSA VONTADE

Genesis 1:27               

“… à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

 

Salmos 139:               

12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;

13 Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.

14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.

16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

 

PORTANTO: NÃO EXISTE “OPÇÃO SEXUAL” – Deus nos criou, homens OU mulheres.

Mensagem: Um julgamento

234     O mundo se encontra exatamente em tempo para isto. O mundo nunca esteve num tempo tal como este, como numa condição sodomita. Semana passada, na Flórida, no estado da Flórida, sessenta e tantos por cento dos professores de escola foram expulsos da escola, por homossexualismo. Quarenta e tantos por cento de aumento, na Califórnia, durante o ano passado; homossexualismo. As escolas, os seminários, tudo está cheio disto. E ela se encontra exatamente onde estava nos dias de Sodoma. Deus estará obrigado, se Ele não punir esta nação e este mundo por seus pecados, Ele estará moralmente obrigado a levantar Sodoma e-e Gomorra e se desculpar por queimá-las. Olhe para a hora em que estamos vivendo.

FATORES INFLUENCIADORES:

 

. Familia

. Sociedade

Ambos influenciam, mas não determinam. Nós escolhemos como lidar com essas influências

Ex: o menino Miguel

 

MENSAGEM: LIDERANÇA 31/10/1965   – Pfs. 63 ao 70

Nesses parágrafos o Ir. Branham fala sobre as oportunidades de escolha que temos nas diferentes fases da vida.

Concluimos que, além dos fatores que DETERMINAM nossa identidade, há fatores que PODEM influenciar sua formação, porém, estão sob o controle de nossa ESCOLHA.; podemos permitir OU NÃO que esses fatores nos influenciem e sejam quais forem nossas escolhas, teremos que arcar com suas consequências.

 

 

A CHAMADA “Síndrome de Gabriela”

 

Síndrome é um estado mórbido caracterizado por um conjunto de sintomas e que pode ser produzido por mais de uma causa. O que se propõe por Síndrome de Gabriela é o estado doentio do ser humano em não acreditar que pode alterar o curso de sua vida e viver de maneira diferente. É uma interpretação literal da música popular que repetia: “eu nasci assim, eu cresci assim, eu vivi assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim, Gabriela”.

Quem sofre dessa síndrome , ainda que inconscientemente, acredita que nada pode ser alterado e as coisas precisam ser do jeito que são. Somos parte passiva no processo e nada podemos fazer para que seja diferente

MENS: BRECHA ENTRE AS ERAS  Pf. 91/96    ( temos a mesma oportunidade de ADÃO e EVA)

Concluimos que, comportar-se diante da vida de acordo com a “Sindrome de Gabriela”, é um engano sem bases no evangelho e até sem base científica. A grande maioria das situações nos dá oportunidade de escolha.

HORA DA MUDANÇA, mudança que pode mudar uma vida !

Exemplos de homens que tiveram suas vidas alteradas e o benefício para a humanidade

Zaqueu era coletor desonesto e cobrava mais do que devia para seu enriquecimento. Ao encontrar-se com Jesus, declarou: “Dou aos pobres metade dos meus bens e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado”. (Lucas 19):

 

Paulo, em nome da religião, matava os seguidores de Cristo, ao encontrar a salvação, perguntou: “Que queres que eu faça Senhor?”. Levantou-se dali e por várias vezes esteve à beira da morte por amor àquele que o salvou. (Atos 9) :

 

Pedro era um rude pescador, precipitado, prepotente e revoltado, mas quando permitiu que Jesus o libertasse, tornou-se um dos mais intrépidos pregadores de coração humilde. (São João 18):

Jacó (hebraico: aquele que age traiçoeiramente)

Israel (hebraico: o que luta com Deus) – Gênesis 32:

 

DORES DE CRESCIMENTO:      

 

Mensagem: Shalom

181     Oh, sim, Ele permite cruzes e cruzamentos e junções. Ele sempre faz isso, com o propósito de nos aperfeiçoar para o Seu serviço. Ele permite essas coisas acontecerem. Você não consegue entender isso? [A congregação diz: “Amém”. – Ed.] Ele faz isso para que possa aperfeiçoá-lo para a vocação para a qual Ele chamou você. Essas são suas dores de crescimento.

Aprendemos que para o crescimento natural é são necessários: SOL, exercícios, vitamina D e que Crescer pode provocar dor emocional.

Para que haja crescimento esperitual, devemos estar sob o Sol da Justiça e também sentiremos dores.

 

QUE O SENHOR NOS AJUDE A FAZER AS ESCOLHAS CERTAS !

Posted in: Pequenas Aguias